Shares
Marketing multinivel é legal - não faça sem ler isso antes-

Marketing Multinível é legal? Não faça sem ler isto antes!

Marketing Multinível é legal? Todos conhecem a má fama das Pirâmides financeiras, e este modelo fraudulento de negócios foi associado ao Marketing Multinível.

Mas curiosamente muitas pessoas se afastam de ambos modelos sem saber exatamente do que se trata. Você sabe explicar exatamente o que é uma pirâmide financeira?

Vou esclarecer isso! Neste artigo você vai entender o que é uma pirâmide financeira e a diferença do modelo de negócios do marketing multinível.

Como funciona uma pirâmide financeira?

Os esquemas comerciais conhecidos como pirâmides financeiras são proibidos em boa parte do mundo, assim como nos Estados Unidos e no Brasil.

O esquema de pirâmide consiste na promessa de ganhos financeiros fáceis para as pessoas que se juntarem ao grupo, fazendo um investimento financeiro sem reembolso, e que será “amplamente recuperado” com a rentabilidade do crescimento da rede.

Em outras palavras, você paga para participar e recrutar pessoas, e terá ganhos somente com a entrada de um determinado número de pessoas que você recrutar.

O problema deste modelo é que ele se torna insustentável, pois em determinado nível, por exemplo, a rede já teria sido conectada com todas as pessoas da "cidade", o que faz com que as primeiras pessoas da rede, ou até mesmo somente a empresa fique com os lucros.

O esquema de pirâmide na sua forma mais simples nem mesmo conta com um produto a ser vendido: baseia-se simplesmente na acumulação de dinheiro.

Um caso recente desmascarado como um esquema de pirâmide financeira foi o da empresa TelexFree, cujos sócios tiveram seus bens bloqueados pela justiça.

Então o que é o Marketing Multinível?

O marketing multinível não se caracteriza como esquema de pirâmide financeira por vários fatores:

  • Existem produtos para ser vendidos ou consumidos, e a renda principal dos participantes acontece justamente através deste giro de produtos;
  • Existem ganhos financeiros sobre as pessoas conectadas à sua rede, mas estes ganhos estão vinculados ao volume de produtos que estas pessoas adquirem — e não costumam representar a maior parcela dos ganhos dos integrantes do grupo;
  • Não existe um valor de inscrição a ser pago pela pessoa que se conecta à rede — normalmente é exigida a compra de um kit inicial de produtos. Afinal, se não houver a venda de produtos, não tem como haver lucratividade;
  • Não promete ganhos fáceis (ou não deveria prometer, e você deve duvidar dessas promessas), afinal se trata de um trabalho que requer certas habilidades, então as pessoas que se afiliam ao marketing multinível precisam enfrentar os desafios da capacitação para este trabalho;
  • Normalmente os produtos a serem vendidos são bens de consumo, ou seja, produtos que se desgastam ou acabam, e precisam ser comprados novamente, o que facilita as vendas em recorrência para os vendedores;
  • O termo “baixo risco de investimento” pode ser interpretado como uma promessa de facilidade de ganhos, mas não se trata disso.
  • O baixo risco no caso do marketing multinível diz respeito ao valor baixo de investimento inicial, que ainda é integralmente revertido em produtos para a pessoa conectada.

    E caso ela não consiga vender os produtos por qualquer motivo, ela pode se desconectar da rede e consumir os produtos.

Como se prevenir das pirâmides financeiras?

Primeiramente, é importante entender exatamente do que se trata o negócio que está sendo oferecido.

Uma máxima que você pode aplicar nestes momentos é de que “se ficou alguma dúvida, não decida ainda!” E os profissionais de multinível estão preparados para eliminar qualquer dúvida que se faça presente.

Guardar toda a documentação do processo também é importante, até mesmo para eventuais consultas e dúvidas que possam surgir durante a sua iniciação no marketing multinível.

Desconfiar de promessas milagrosas também é uma forma de evitar o arrependimento ao se conectar a uma rede de marketing multinível.

Algumas promessas milagrosas apresentadas por integrantes de empresas de marketing multinível podem ser, por exemplo, de ter alcançado um alto nível na hierarquia da empresa rapidamente, e isso é usado em alguns discursos como um motivador para as pessoas.

Na maior parte dos casos de resultados muito expressivos e muito rápidos, estas pessoas já fazem parte de negócios de multinível há muito tempo, e já contam com uma rede grande de pessoas conectadas.

Por isso, quando ela resolve trocar de empresa, acaba levando junto toda a sua rede de pessoas conectadas.

Também é importante que você investigue sobre a empresa. Você pode buscar informações em sites confiáveis como o Reclame Aqui, ABEVD (Associação Brasileira das Empresas de Vendas Diretas) e outros sites de referência.

Além disso, vale a pena checar registros, números, conhecer os produtos, a história da empresa, se possível os gestores, e tirar todas as dúvidas antes de tomar qualquer decisão.

Considerações finais

Marketing multinível de verdade é legal!

Toda e qualquer promessa de ganhos fáceis é uma promessa indevida, pois os ganhos são relativos a muitos fatores de sucesso para quem faz parte de uma rede de marketing multinível.

Um dos fatores à ser considerado é o empenho que a pessoa coloca para fazer a sua rede crescer e acontecer rapidamente.

Algumas pessoas têm muita facilidade em envolver e conectar pessoas. Outras com mais dificuldade poderão levar mais tempo para se adaptar a este modelo.

Tudo que é inerente às pessoas sofre variações. É difícil manter padrões quando estamos falando do fator humano, que nos torna únicos e imprevisíveis.

A grande solução para você será de entender se o seu perfil e seus valores pessoais realmente se alinham com a proposta do marketing multinível, e se você está realmente disposto a fazer parte de uma rede de pessoas.

Existe um preço bem maior que o preço financeiro — este é o preço de fazer acontecer, de levantar as mangas. Por isso mesmo o marketing multinível é considerada uma forma de empreender.

A empresa é basicamente uma fornecedora. Uma boa empresa de Multinível como a Hinode fornece tanto os produtos quanto a qualificação necessária para que qualquer pessoa possa se desenvolver e alcançar o sucesso.

Além disso, ela tem a conduta de premiar seus consultores pela iniciativa de recrutar novas pessoas e de se tornar um líder capaz de conduzir a sua rede ao sucesso.

Você ainda tem alguma dúvida sobre este assunto? Envie-nos uma mensagem: estamos prontos para ajudar você a alcançar seu espaço dentro do Marketing Multinível.